Jornadas sobre Violência Doméstica 09/2019

A Change Mind – Global Aid tomou a iniciativa da realização das presentes Jornadas ao tomar conhecimento, através dos seus contactos directos em Portugal e pela imprensa, da relevância que o problema da violência doméstica ainda tem, tanto em Portugal como nas comunidades portuguesas no estrangeiro, designadamente na Suíça.

 

Se quase todos de nós encontrámos neste país as condições de promoção da nossa vida material, ainda subsistem, contudo, aspectos relacionados com uma cultura de hierarquismo e de dominação que não ultrapassámos. Não é um problema exclusivo dos portugueses; ele toca-nos a todos. Por isso convidámos também os nossos amigos da Suiça e as suas instituições a acompanhar-nos nesta iniciativa.

Em nome da Change Mind – Global Aid damos as boas vindas a todos os participantes das Jornadas sobre Violência Doméstica, fazendo votos para que deste encontro, resultem debates construtivos e trócas de experiências válidas e se criem pontos de cooperação e desenvolvimento social e profissional entre todos nós.

 

Nesta hora em que a sociedade nos coloca desafios de tempo, espaço e existência, e quando faz todo o sentido defender as ideias que redimem os povos, a Change Mind expressa o seu agradecimento a todas as instituições e pessoas singulares que patrocinaram e apoiaram estas Jornadas.

 

Porque são as pessoas que fazem a imagem e a forças das instituições, não queremos deixar de manifestar público apreço e gratidão:

 

- Ao Senhor Presidente da República Portuguesa, pelo estímulo que nos proporcionou através do seu interesse pessoal e pela sua mensagem institucional;
- Ao Senhor Embaixador de Portugal na Suíça, António Ricoca Freire;
- Ao Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Genebra, Bruno Paes Moreira;
- Ao Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, Paulo Maia e Silva;
- À Senhora Secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade de Portugal, Rosa Monteiro;
- À Senhora Adida Social da Embaixada de Portugal na Suíça, Maria Ester Vargas;
- À Senhora Chefe do Gabinete para a Igualdade entre Homens e Mulheres do cantão de Vaud, Maribel Rodriguez;
- Aos Senhores Padres Aloísio Araújo, António Brito, José Carlos Vilas Boas Sá e Walfrido Knapik;
- Aos Senhores Sandra Pernet e José Martinho, Conselheiros Municipais de Lausanne;
- Aos Professores de Português na Suíça;
- Ao Senhor Miguel Preto, Presidente da Missão Católica de Língua Portuguesa no Cantão de Vaud;
- Aos Senhores Manuela e Rui Bailão, da direcção da Associação REAGIR;
- Aos Senhores Nuno Santos e Monique Abey, da direcção da Associação AACP;
- À Senhora Bruna Matos, Presidente da LUSOSANTÉ;
- À Senhora Cristina Semblano, candidata pelo Círculo da Europa às próximas Eleições para a Assembleia da República Portuguesa, em representação do Bloco de Esquerda, Portugal;
- Ao Senhor Carlos Gonçalves, Deputado pelo Círculo da Europa às próximas Eleições para a Assembleia da República Portuguesa, Portugal;
- A Senhora Ângela Guerra, deputada à Assembleia da República em representação do Grupo Parlamentar do PSD, Portugal;
- À Agência LUSA, aqui representadada pela Senhora Vanessa Santos;
- A todos aqueles que, vindos de Portugal ou da nossa Suíça, se dispuseram a participar e animar os debates destas Jornadas, trazendo-nos as suas experiências e conhecimentos;
- Uma palavra de gratidão aos Amigos Carlos Silva, Luísa Amaral e Ana Diogo, em Portugal; à Fátima Carnoto e ao João Pedro Gaspar, de Portugal e aqui entre nós; à Florence Murphy-Huber, Marta Marialva e Filipa Nunes, na Suíça; à Leocádia Dias e ao Manuel Gregório, em França; ao Arménio Fortunato, na Alemanha. E um obrigado com Saudade ao Fernando Lau, ex-Vicepresidente da nossa associação que partiu há poucas semanas. Sem a V. Ajuda tudo seria diferente.
 
Companheiros e colegas de Portugal e da Suíça:
 
Acreditar que uma acção nos pode confortar ou que uma sucessão continua de acções pode conduzir a uma vida digna e preenchida poderia ser a ilusão de um moralista. Mas nós queremos mesmo preencher a nossa Vida com o cumprimento dos nossos deveres éticos para com os que sofrem. Por isso, somos interpelados a dar todo o sentido e consequência a estas Jornadas.
E é com este mote que gostaríamos de vos dar as boas vindas e desejar que os nossos dias de trabalho sejam tão produtivos como agradáveis.
 
 
Lausana e Zurique, 6 - 8 de Setembro de 2019
      
Manuela Souto Abreu
Presidente do Conselho de Administração da Change Mind – Global Aid

 

 

Fotogaleria brevemente disponível.

JUNTOS SOMOS FORTES

Da boa vontade, do querer ajudar e do espírito solidário de pessoas comuns, nasceu este sonho tornado realidade. Queremos ser o motor da mudança! Queremos contribuir para um Mundo melhor!

 

«Come together and let’s make some changes»!!!!