Jornadas sobre Violência Doméstica

 

Suíça, Setembro 2019 . Ciclo de três conferências . Resumo

 

 

A ideia da realização das JORNADAS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, realizadas pela Change Mind – Global Aid (CMGA), surgiu na sequência da escalada deste fenómeno, que não conhece fronteiras.

 

Para além da realidade vivida em Portugal, também no seio da comunidade portuguesa na Suíça esta problemática assume cada vez um maior destaque, numa lógica da reprodução de comportamentos, não se compadecendo com questões de géneros, idades, classes sociais, relações de parentesco, etc.

 

Não se trata obviamente de um fenómeno novo, pelo contrário. Porém, devido à crescente divulgação de casos que culminam em homicídio, só recentemente foi considerado um problema social preocupante, onde urge intervir, quer em termos de prevenção, quer em termos de sensibilização e/ou de intervenção directa multidisciplinar.

 

Atentos a esta realidade, e sendo a comunidade portuguesa uma das mais representadas na Suíça, entendeu a CMGA não ser possível continuar a fechar os olhos a este problema.

De facto, também na Suíça se tem verificado um crescendo dos casos de violência doméstica veiculados pela comunicação social e envolvendo vítimas ou agressores de nacionalidade portuguesa, pelo que presumimos que esta seja também uma realidade alarmante que exige prevenir/combater, tendo em conta que apenas os casos mais graves e que culminam em homicídio são divulgados, desconhecendo-se a quantidade de vítimas que sofre em silêncio.

 

Com o objectivo de colaborar de forma efectiva no combate à violência doméstica na Suíça e, em particular, na comunidade portuguesa, procurámos, através da realização destas Jornadas, dar o nosso contributo na promoção do diálogo, do debate, da troca de experiências e boas práticas de intervenção, divulgação de informação e serviços/estruturas de apoio, etc., através da sensibilização da comunidade em geral (suíça e portuguesa na Suíça), da promoção de uma abordagem multidisciplinar da problemática e da mobilização da comunidade científica e técnica, ou outros, que de alguma forma actuam neste domínio.

(...)

Realização das Jornadas

As primeiras Jornadas sobre Violência Doméstica realizaram-se nos dias 6 e 7 de Setembro de 2019, em Lausana, e no dia 8 de Setembro, em Zurique.

A apresentação e condução das três sessões de conferências esteve nas melhores mãos, a cargo de Maria Ester Vargas, Adida Social da Embaixada de Portugal na Suíça.

O Senhor Presidente da República de Portugal, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, não podendo estar presente por motivos de agenda, enviou-nos uma mensagem que foi lida pelo Senhor Embaixador de Portugal na Suíça, António Ricoca Freire.

A Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Portugal, Professora Rosa Monteiro, esteve presente e interveio nas 2a e 3a sessões.

(...)

[O texto não segue o AO/90]

Em desenvolvimento...

Download
Jornadas sobre Violência Doméstica - Programa
Com a presença e intervenção da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Portugal, Rosa Monteiro, na abertura dos trabalhos nos dias 7 e 8 de Setembro de 2019, em Lausana e em Zurique.
Programa.pdf
Adobe Acrobat Dokument 5.7 MB

Download
Notas biográficas
PALESTRANTES.pdf
Adobe Acrobat Dokument 2.7 MB

Design: Carlos Silva, Portugal